RESENHA Para Amar e Proteger – Minha Pequena Grande Mulher de Simone Fraga

para-amar-e-proteger-413x620

ISBN: n/a

Ano: 2013

Páginas: 320

Língua: Português

Editora: Qualis

Preço médio: R$ 22,00

Sinopse – Minha pequena, grande mulher – Para amar e proteger – Simone Fraga
Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história… Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama. Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação, serão fortes o suficiente para resistir e vencer o passado, e a violência que ela ainda terá que enfrentar?

Assista ao book trailer:

O que me surpreendeu de fato ao longo da leitura foi a mistura de gêneros. A capa e a diagramação remetem a romance, romance hot.
Quem me conhece sabe que não curto muito spoiler, então li apenas com minhas primeiras impressões sobre o livro e qualquer expectativa foi superada.

Romance, família, companheirismo, cenas quentes e ação fazem parte da história do Lucas e da Júlia. De cara o que fez com que eu gostasse da personagem é que apesar de ter um passado trágico, ela não se abala por isso. Adorei que ela tenha crescido e mesmo com marcas tão profundas, tenha se tornado uma mulher forte.

Nada de mocinha fragilizada e traumatizada por conta de seu passado. Júlia tem atitude. E eu amei isso!

Ela e Lucas já se conhecem, mas não se falam tem muitos anos. Como uma empresária bem sucedida e recebendo ameaças, seu tio resolve contratar um segurança. Lucas, que nunca a esqueceu assume o compromisso sem pensar duas vezes. Ele também é bem sucedido e conhece a história dela, o que acaba facilitando o seu trabalho.

A atração que sentem um pelo outro é forte. Mais do que uma simples atração, mas mesmo que os dois estejam com medo de dar um passo a frente para não estragar a relação que já existe, Simone mantem a estrutura da história de forma que cada coisa acontece em sua devida hora. Nem é algo apressado, nem é algo que demora demais para acontecer. A relação deles é bem construída e as provocações deliciosas!

Como passaram 15 anos sem se ver, muita coisa aconteceu. Mesmo estando dispostos a começar um relacionamento amoroso, Lucas tem algumas duvidas sobre como Julia vai reagir a notícia de que ele tem uma filhinha. Vale dizer que a filha dele é uma figurinha e rouba a cena. A autora soube trabalhar bem a interação da criança com o casal sem que ficasse mecânico. E foi outra surpresa positiva pra mim. Não esperava tanto conteúdo e que a história tivesse tantos personagens com funções dentro da história. Você se sente fazendo parte da história, como se estivesse acompanhando bem de pertinho. E se apega a pequena com facilidade.

” É nesse momento pequena, que você é minha, quando através de mim, das minhas mãos da minha boca, da minha voz, do meu corpo e do meu sexo você se entrega a mim em confiança total, para que eu faça o que quiser com você, sabendo que eu só vou te dar o melhor de mim, e nunca vou te tirar nada, vou te amar e te venerar como se fosse a primeira vez todas as vezes que estivermos conectados.”

Outra coisa que me cativou foi o cuidado do Lucas com a Julia. Inclusive nas cenas mais quentes. Ele é um dominador, mas a conhecendo bem, não testa seus limites. As cenas são bem descritas, mas suaves. Imagino que mesmo que não curte muito romance com cenas quentes vai se agradar. A química dos dois é muito boa. Tudo flui com naturalidade.

A história toda me prendeu bastante e me supreendeu. Já disse e vale repetir. Ainda estou sentindo o gostinho de quero mais e sei que a autora já publicou um volume extra sobre os dois e também tem mais livros da série para escrever.

A diagramação do livro tem pontos fortes e pontos muito fracos. É bem adornado, mas eu sinceramente não curti a formatação do texto. Quanto mais venho aprendendo sobre tipos de papel para impressão e diagramação, confesso que com mais “TOC” eu venho ficando. Sei que tem quem não se importe com esse detalhe, mas para mim é algo fundamental para ter um bom momento de leitura.

Pontos fortes da diagramação do livro: Detalhado e ilustrado. Adorei o detalhe no inicio de cada capítulo e os detalhes ao longo das passagens do mesmo. Pontos fracos da diagramação: Espaçamento. E a edição do texto, em conjunto, me deixou um pouco confusa na questão do uso das aspas. Demorei a me adaptar com a formatação e por isso demorei a ler o livro. Louca para saber mais sobre o que aconteceria, me vi parando por me sentir cansada. Talvez outra coisa que tenha feito estranhar a formatação é o fato de ler muito em inglês, onde os diálogos são entre “” enquanto que aqui no Brasil a gente usa o travessão.

Na formatação nacional acaba que estou mais acostumada com o uso do itálico em alguns momentos em que no livro via o uso das aspas. Sei que para boa parte das pessoas isso pode não influenciar em nada, mas para quem acompanha minhas resenhas e vídeos sabe como sempre levo esse ponto em conta. Neste caso especialmente, pois eu estava louca para continuar a ler, mas demorei para me adaptar e me sentia cansada rapidinha.

Estou bem curiosa para ler a continuação e para ler os próximos livros. Gostei da escrita da Simone, curti a narrativa tranquila e objetiva. Próxima parada? Ler “Para Sempre minha pequena” e curtir o merecido casamento de Lucas e Júlia.

XoXo

Mirela Paes

Escritora de final de semana. Viciada em livros, filmes e séries. No twitter só fala bobagem o dia todo e é completamente apaixonada por cachorros.

2 Comments

  1. Mirela, amei sua resenha. Estou feliz que tenha gostado do livro. Já assisti o vídeo também, ficou muito legal. Só tenho uma informação a fazer, a respeito dos pontos fracos que você levanta no livro. Esse livro que a Qualis está comercializando faz parte da edição independente que eu produzi. A nova edição que será totalmente revisada e editada pela editora, já terá muitas dessas correções que você aponta e eu também concordo! Obrigada mesmo, principalmente pela forma carinhosa que você faz a critica, anotei tudinho e vamos melhorar o que pode ser melhorado para os próximos e reafirmar o que já é bom, pra ficar ainda melhor! Beijo!!!

    • Oi Simone! Seja bem vinda ao nosso cantinho!!! Fico feliz que tenha gostado da resenha e mais feliz ainda que a nova edição vai vir com tudo o que merece!!! Parabéns pelo trabalho que você fez no 1 livro. Quero ler a pequena continuação e espero ver muito da Juju por lá! Fiquei apaixonada por ela! Hehehe. Que essa caminhada ao lado da Qualis seja longa e cheia de coisas boas! bjs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *