Resenha: Meus 15 anos – Luiza Trigo

 

ea269c89-6c29-4be3-aca3-fa0512295c15Meus15anos

 

Edição: 1

Editora: Rocco – Selo Jovens Leitores

ISBN: 9788579802041

Páginas: 232

Preço médio: 20,00

Ebook: 15,20

 

Sinopse: Uma festa de cinema! Este era o sonho de Bia, prestes a se tornar realidade em Meus 15 anos. Ela só não esperava que sua grande noite daria um filme – com direito a drama, romance, comédia e ação de tirar o fôlego. Bia é a protagonista do segundo romance da escritora carioca Luiza Trigo, que vem conquistando seu espaço entre o público adolescente e pré-adolescente desde sua estreia com Carnaval. Da entrega dos convites ao surpreendente desfecho, a autora conta uma história movida a sonhos, paixões, ciúmes, alegrias, decepções e, principalmente, amadurecimento, amizade e amor.

Festa de 15 anos é sempre um acontecimento no colégio, não é mesmo? A maioria das garotas sonham com este momento. Ler esse livro me fez voltar muitos e muitos anos de minha vida. Me fez sentir aquele friozinho na barriga por mim e pelas minhas amigas que fizeram festas. Eu acabei fazendo algo mais low profile, o que foi muito mais minha cara na epoca, mas mesmo assim, que ansiedade!

Quando a Lully veio aqui em Recife lançar o livro, tive a oportunidade de fazer amizade com muita gente linda e fofa, além de rever a autora  e fazer uma ráoida entrevista com ela. Não viu? Clica AQUI e assiste, vai! 😉 

A Bia é a nerd da escola, mas assim que começa a distribuir os convites para a sua super e badalada festa de 15 anos, começa a ser notada. Ela já tem a sua turma, uma paixão platônica. Foi muito engraçado reviver vários momentos diferentes dessa fase com o livro. Sim, é bem romantizado, mas não perde o brilho. Vi algumas pessoas reclamarem que era clichê demais, mas ser clichê não é o problema. O maior problema é quando o clichê não é bem trabalhado, e este não é o caso por aqui.

A Lully tem uma leveza com as palavras, faz você voltar a ser aquela garota na faixa dos 13 aos 15 e reviver todas aquelas emoções. Sabe aquela coisa de ser adolescente. Se preocupar com coisas que adolescentes se preocupam.

O divertido  é que cada capítulo é o nome de um filme e o livro é narrado por várias pessoas. Desde a Bia, que é a protagonista, à Jessica, que é a invejosa de plantão e não aceita que a nerd da turma tenha uma festa melhor que a sua. Seu desejo é conseguir acabar com a festa da Bia. Será que ela vai conseguir? Além disso, quando passamos pelo pov do Bruno, o seu melhor amigo e confidente, notamos que ele é super apaixonado pela Bia, só que ela está naquela fase de paixonite pelo galã e babaca da turma. Gente, tem situação mais adolescente que essa? Quem nunca passou por isso ou viu alguma amiga passar? Se apaixonar por aquele garoto Barbie (bonito por fora e oco por dentro), lidar com seus medos, sonhar com inúmeras possibilidades e curtir um momento que foi sonhado e planejado com tanto carinho. E aí? Como a Bia vai se sair? E essa sua festa? E sua paixão platônica?

A diagramação está maravilhosa. O livro é cheio de ilustrações feitas pela Irena Freitas. Se você não conhece o trabalho dela, para tudo e corre no site dela para conferir! É uma das ilustradoras nacionais que mais admiro!

O livro também tem várias referencias deliciosas a artistas e livros que a gente adora. Não tem como não se divertir um montão lendo a história do antes, o durante e o depois da festa da Bia.

Para completar, a Lully e a Rocco liberaram um teaser gratuito de Meus 15 Anos chamado As Valentinas. Para fazer o download, clica nesse link aqui que vai te direcionar para todas as opções de links.

 

 

Mirela Paes

Escritora de final de semana. Viciada em livros, filmes e séries. No twitter só fala bobagem o dia todo e é completamente apaixonada por cachorros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *